segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cultura | Filmes

Cultura | Filme

Filme: " A menina que roubava livros" ( The Book Thief - EUA/Alemanha)


Olá Pessoal,

Hoje vamos falar um pouco de cultura, uma viagem no tempo através de filmes e livros.
Escolhi o filme " A menina que roubava livros ". E sua maneira de ver a vida.



   
Baseado no best-seller homônimo, o drama apresenta Liesel Memengier, uma menina extremamente corajosa que foi morar na Alemanha com uma família adotiva. Isso ocorria em plena 2ª Guerra Mundial. Em sua nova família, e encorajada pelo pai adotivo e por Max, um judeu refugiado que eles escondem no porão da casa, ela aprende a ler e a escrever. Seu grande objetivo é ter conhecimento, viajar nas palavras, refúgio para o que estava acontecendo no mundo 'la fora'. Essa foi a maneira como Leisel e seu amigo Max, buscavam a forma de ver a vida, nas palavras, na leitura! Indicado ao Oscar de melhor trilha sonora.

Intrigante, trás também um pouco da história do que ocorreu na Alemanha em plena 2ª Guerra Mundial em sua reta final. Em que um certo ditador nazista e entre outros, estragaram milhares de vidas, sentimentos, famílias, sonhos e objetivos. Em nome de uma ganância, em nome de um preconceito, poder, submissão, da imposição, racismo, etc. Fatos que a história não deixa mentir, fatos que registros gritam.


Infelizmente, o preconceito/racismo, ainda é um mal na sociedade, que só atrapalha o desenvolvimento e evolução da humanidade. As diferenças existem e devem ser respeitadas. E quem quiser se aprofundar mais neste assunto, há muita coisa na internet e livros!




TRAILER DO FILME 
Separei para vocês, o trailer do filme, ainda dá tempo para ir ao cinema ver! 
(só clicar na imagem para ver o trailer)






LIVRO E SINOPSE
E para quem queira completar, tem a versão livro, de Markus Zusak. Boa Leitura ! 
Gut zu lesen! (clique na imagem para maiores informações sobre o livro)


Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. 

Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. 

O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.


MODA 40´s - ESTILO DA ÉPOCA 
Ah! E para embarcar na época, separei referências da moda da época, anos 40!












E aí gostaram?

Abs,
Adriana .'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário